Turma da Monica Descobrimento do Brasil para colorir

Turma da Monica Descobrimento do Brasil para colorir  01Em PintarColorir, você encontra desenhos da Turma da Monica Descobrimento do Brasil para colorir, imprimir e pintar. O achamento do Brasil ocorreu em 22 de abril de 1500, quando a expedição de Pedro Alvares Cabral chegou por aqui. Pero Vaz de Caminha, o escrivão, relatou as primeiras impressões da nova terra, suas paisagens, os hábitos dos novos habitantes e outras curiosidades.

Em 26 de abril, uma missa foi realizada para oficializar o descobrimento da Terra. Depois disso, por trinta anos se passaram até que, efetivamente, os portugueses começassem a colonizar a terra, catequizando os índios e explorando os benefícios produzidos na colônia.

A Turma da Monica, como você sabe, não fica atrás. Monica, Magali, Cebolinha e Cascão adoram dar asas à imaginação e brincar de contar histórias. Voilà! Aqui você tem imagens para colorir e imprimir da Turma da Monica brincando de Descobrimento do Brasil.

Se você curte a Turma da Monica, não perca tempo! Divirta-se pintando todas as personagens nessa super aventura do achamento do Brasil.

Você pode estar procurando mais datas comemorativas para colorir ou desenhos da Turma da Monica para colorir.

Clique no desenho desejado para ampliar. Depois é só mandar imprimir e se divertir.

Primeira missa no Brasil para colorir

Primeira missa no Brasil para colorir 01Neste post, você pode encontra desenhos da primeira missa no Brasil para colorir, imprimir e pintar. Após o Descobrimento do Brasil, em 22 de abril de 1500, os portugueses, em terra firme, organizaram uma missa pascoal dirigida pelo Frei Henrique de Coimbra.

Essa primeira missa no Brasil foi um marco importante para os portugueses, pois consideraram como um ato simbólico de oficialização da conquista da nova terra e de novo espaço de evangelização. A missa foi celebrada na praia da Coroa Vermelha, em Porto Seguro, no litoral da Bahia, em 26 de abril. Dois carpinteiros fizeram uma cruz e a colocaram na areia.

A bordo de suas caravelas novamente, subiram um pouco para um lugar mais protegido e foram parar na praia da Coroa Vermelha, em Porto Seguro, no litoral sul da Bahia. Para o evento foram convocados mil homens, entre os quais estavam oficiais, marinheiros e  cerca de duzentos índios que acompanharam atentamente tudo que acontecia. Embora não compreendessem nada, os índios seguiam os mesmos gestos dos portugueses e os acompanhavam na cerimônia. Por exemplo, os portugueses tentaram mostrar aos índios o respeito que tinham com a cruz, se ajoelharam um por um e a beijaram. Como repetiram o gesto, os colonizadores acreditaram que seria fácil evangelizá-los. Depois a história mostra que nada ocorreu como o esperado.

A segunda missa foi celebrada no dia 1º de maio, na foz do rio Mutarí.

Você pode estar procurando mais datas comemorativas para colorir.

Clique no desenho desejado para ampliar. Depois é só mandar imprimir e se divertir.

Descobrimento do Brasil para colorir

descobrimento do brasil para colorir 01Escolha, em PintarColorir, desenhos do Descobrimento do Brasil para colorir, imprimir e pintar. O Brasil teria sido achado em 1500 quando a expedição de Pedro Álvares Cabral chegou a terras brasileiras. No dia 22 de março daquele ano, os navegadores passaram pela ilha de Cabo Verde, na África e rumaram para o oeste, atravessando, assim, o longo do mar do Oceano Atlântico.

Passado um mês de viagem e quase 3600 quilômetros percorridos, a expedição de Cabral encontram os primeiros sinais de terra. Em 22 de abril, no oitavo dia da páscoa cristã, os tripulantes tiveram o primeiro contato com um monte elevado que recebeu o nome de Monte Pascoal. Em relatos do escrivão Pero Vaz de Caminha, a região teria ganhado o nome de Vera Cruz.

Inicialmente os navios aportaram nas margens do Rio Frade, de onde enviaram um tradutor judeu, Gaspar Gama, para estabelecer os primeiros contatos com os nativos, os índios. Já em terra firme, os colonizadores portugueses organizaram uma missa pascoal conduzida pelo Frei Henrique de Coimbra.

A cerimônia religiosa oficializou a conquista das novas terras e deu abertura a uma nova fase de evangelização dos novos povos. Nesse período foi intenso o processo de catequização dos índios, embora estes resistiam bastante, já que não acreditavam em um único Deus.

Em um primeiro momento, o Brasil se chamou Vera Cruz, mas logo ganhou o nome de Terra de Santa Cruz. Por fim, os colonizadores optaram pelo nome de Brasil a causa da grande disponibilidade de pau-brasil na região.

Veja alguns desenhos relacionados ao descobrimento do Brasil:

Você pode estar procurando mais datas comemorativas para colorir.

Clique no desenho desejado para ampliar. Depois é só mandar imprimir e se divertir.

Desenhos para colorir exercito

Desenhos para colorir exercito 01Em PintarColorir, você pode encontrar desenhos para colorir exercito, para imprimir e pintar. O Dia do Exército é comemorado em 19 de abril. Os militares lutam em proteção do território brasileiro. A data marca a primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648. O exército é composto por personas que defendem os espaços e direitos de um país.

O Brasil possui três forças armadas: o exército, a marinha e a aeronáutica. O exército é responsável pela defesa do território brasileiro terrestre. Para garantir a eficácia da defesa do exército, as tropas participam de treinamentos duros que incluem simulações de circunstâncias de guerra e de conflitos mais extremos.

Além de proteger as fronteiras do país, o exército também participa em campanhas sociais, leva alimentos e realiza atendimento médico em cidades isoladas. Além disso, está pronto para garantir a paz entre comunidades, como é o caso de sua atuação no projeto de pacificação de algumas favelas na cidade do Rio de Janeiro.

Para ingressar no exército do Brasil é necessário participar do alistamento militar, que acontece todos os anos. Para os homens, o serviço militar é obrigatório. Logo, quando completam dezoito anos de idade devem proceder o alistamento. Muitos se tornam militares e incorporam a força como soldados. No entanto, há cargos também para mulheres, especialmente na área de magistério e de serviços de saúde.

Talvez esteja procurando mais figuras de profissões para pintar.

Clique no desenho desejado para ampliar. Depois é só mandar imprimir e se divertir.

Dia do Livro Infantil para colorir

Dia do Livro Infantil para colorir 01Em PintarColorir você encontra desenhos do Dia do Livro Infantil para colorir, imprimir e pintar. O Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado no dia 18 de abril de cada ano. A data foi escolhida para render homenagem a Monteiro Lobato, um dos maiores escritores brasileiros de literatura infantojuvenil.

O Dia Nacional do Livro Infantil foi comemorado pela primeira vez em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, que registrou a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil. O escritor, vinculado ao movimento literário brasileiro demoninado Pré-Modernismo, contribuiu com obras célebres para o público adulto, mas ficou popularmente conhecido pelo enorme legado deixado à literatura infantojuvenil. Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920. Ao longo do tempo, suas personagens ficaram imortalizadas, especialmente depois que suas histórias foram reproduzidas na televisão. Certamente, muitos de vocês conhecem o Sítio do Picapau Amarelo, que conta as aventuras de Narizinho, Pedrinho, a boneca de trapo Emília no sítio de Dona Benta. Ainda ficaram conhecidas as personagens Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia, Saci, Marquês de Rabicó.

Se você curte as obras de Monteiro Lobato, escolha uma das imagens para imprimir e pintar.

Você pode estar procurando mais datas comemorativas para colorir.

Clique no desenho desejado para ampliar. Depois é só mandar imprimir e se divertir.