Indio para colorir

Aqui você encontra muitos desenhos de indio para colorir, imprimir e pintar. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, em 1500, encontraram os índios, que viviam em comunidade e preservavam suas tradições. Os portugueses tentaram escravizar os índios para explorar a terra aqui. Naquele tempo, acreditavam que eram superiores. Entretanto, não tiveram o sucesso esperado.

Isso porque os índios tem hábitos de vida muito distintos às demais culturas. Vivem em aldeias, em ocas feitas de galhos de árvores e palhas. Alimentam-se de raízes, tais como a mandioca, o cará, o inhame e a batata-doce, além da caça e da pesca. Também produzem instrumentos necessários para a sobrevivência, tais como o arco e flecha ou a machadinha, e para o seu dia-a-dia (vasilhames de cerâmica, cestos de palha, redes, etc.). Quase sempre, pintam seus corpos com tintas extraídas de plantas naturais, como o urucum de cor avermelhada, a beterraba de cor roxa e o azul escuro do jenipapo.

A resistência à escravidão fez com que muitos deles sofressem e vários deles fossem mortos. O extermínio indígena foi muito grande em nosso país. No dia 19 de abril, vários eventos são dedicados a valorizar a cultura indígena. Nas escolas, os professores motivam os alunos a fazerem pesquisas sobre os índios, motivando o conhecimento da cultura e o respeito a ela. É um dia importante para refletir a preservação dos povos indígenas, a manutenção de suas terras e o respeito às suas manifestações culturais.

Clique no desenho desejado para ampliar. Depois é só mandar imprimir e se divertir.